Juntamente com o desenvolvimento das actividades agrícolas também se encontrava um aperfeiçoamento e desenvolvimento muito acentuado da industria manufactureira. Esta industria possuía um grande desenvolvimento devido a qualidade de mão-de-obra que, a mesma se tinha especializado por diferentes áreas da produção de um produto, isto é, em vez de um individuo fazer um sapato (por exemplo) esse individuo fabricava a sola, depois outro individuo aplicava uma certa cor no sapato, depois passava para outro individuo que cozia o sapato, depois outro individuo punha as argolas para os atacadores,,,e assim adiante ate acabar o produto. Esta técnica permitiu fabricar os produtos em maior quantidade e em menos tempo.Esta técnica foi adoptada, por exemplo, por Henry Ford, no fabrico de automóveis.
Mas a principal actividade que os Holandeses mais aperfeiçoaram foi a construção naval.
Constriram barcos, depois de a teoria do mar clausum, apoiada por portugueses e espanhois, foi derrubada por ingleses, holandeses, e franceses. Depois disso os Holandeses com os seus piratas criaram barcos de pequenas dimensões para assaltar navios portugueses que transportavam produtos muito procurados na Europa oriundos da Índia, e esses barcos leves e pequenos, em grande numero, assaltavam os barcos portugueses circundando os mesmos não permitindo assim a fuga. Depois da assaltarem esses barcos os piratas regressavam ao seu país. Contudo também criaram um grande navio chamado fluyt.
Todo este desenvolvimento permitiu a Holanda obter um elevado numero de exportações aumentando assim os elevados lucros que por sua vez eram investidos no país, pela burguesia, aumentando assim ainda mais o seu capital e desenvolvimento económico do país
